segunda-feira, 6 de julho de 2009


No ano de 1978 entrava no ar a campanha que viria a entrar no Guiness Book como a mais antiga do mundo. O “Garoto Bombril”
estreava na TV Tupi, com cerca de 54 comerciais por mês.
O comercial foi criado por Washington Olivetto como redator e Francesc Petit como diretor de arte. Destinava-se a divulgar, para a dona de casa os novos produtos fabricados pela Bombril: Sapóleo Líquido Rid, lava-louças Bril, detergente em pó e Sapóleo Radium, associando-os à marca esponja de aço, carro chefe da empresa. Para a divulgação desses produtos, a verba era restrita. Optou-se por um formato bem simples, onde um químico da própria empresa, tímido e desajeitado, constrangido por estar na televisão, era encarregado de falar à dona de casa sobre os novos produtos que ele ajudara a criar.

Ônibus TV Tupi -Catete

Onibus TV.Tupi - Catete

Rolls de Chatô-TV Tupi

domingo, 5 de julho de 2009

arquivo Tupi-Sábado - 03/05/2003 - 15h59


O ator Wilson Vianna, 75 anos, que ficou conhecido por ter interpretado o Capitão Aza na TV Tupi por mais de dez anos, morreu na madrugada deste sábado (3) ao sofrer um infarto fulminante. O ator estava com a mulher, o filho e a nora passando uma temporada em Mato Grosso do Sul. O corpo de Wilson será levado para o Rio e deverá chegar à noite. O velório será na capela C do cemitério do Caju e o enterro está marcado para as 12h deste domingo (4).HISTÓRIA - O Capitão Aza foi um marco na história da televisão brasileira, pois foi o grande percursor dos programas infantis. Com seu impecável uniforme da aeronáutica, capacete de piloto com duas asinhas desenhadas, óculos de lentes negras, e diversas medalhas, fez sucesso na TV Tupi. Wilson Vianna bradava o refrão de abertura de seu programa ".. Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô,alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil! Aqui fala o Capitão Aza, comandante-em-chefe das forças armadas infantis desse Brasil! ". Programa diário, de segunda a sexta, ficou no ar durante 14 anos, apresentando desenhos animados e séries hoje consideradas clássicos como "A Feiticeira", "Jeanne É um Gênio", "Speed Reacer" e "Corrida Maluca" . Capitão AZA, com Z, era para homenagear um herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, que era conhecido entre os aviadores como AZA.

Fachada do Prédio da Tv Tupi-São Paulo




TV Tupi(atual MTV), São Paulo, 1959-Mural
e o prédio nos dias atuais...


No início da década de 70, a TV Tupi estreou um novo humorístico " Os Trapalhões", com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Com piadas que zombam dos estereótipos e jargões, como ‘ô, psit, ô, da poltrona, camuflar, cuma?até 1975 ficaram na Tupi ,mas em 1976 eles foram para Rede Globo.nas tardes de domingo durante anos. *

www.bandajoelhodeporco.com.br


(FOTO)Joelho de Porco em sua estréia, no Programa Blota Junior da TV Tupi, SP
Da esquerda para a direita: Conrado (piano), Rodolfo (baixo), Tico (violão), Próspero (bateria) e Waltão (guitarra).
Joelho de Porco – o início
O JOELHO DE PORCO foi um acontecimento marcante do começo dos anos 70. Tinha ocorrido Woodstock, os jovens se rebelavam contra o militarismo marcado pelo Vietnam, o homem pisava na Lua pela primeira vez, os hippies pregavam o amor livre e vi pela primeira vez Easyrider. Neste contexto o Joelho de Porco era a rebeldia inteligente, uma espécie de Cavalo de Tróia musical.
O Joelho nasceu de apresentações do MONA, numa história muito bem contada pelo Próspero no site oficial (
www.bandajoelhodeporco.com.br). *

Antônio Marcos - Em Foco é mais um lançamento da série Em Foco que já trouxe outros cantores populares como Amado Batista, Sérgio Reis e Altemar Dutra. Antonio Marcos é ator, compositor, violinista, humorista e cantor. Um de seus últimos sucessos foi a canção-tema de “O Profeta”, telenovela da TV Tupi. Tem oito LPs em protuguês e quatro em castelhano, além de gravações feitas no exterior. Nesse albúm vocÊ pode conferir o pot-pourri: “Imagine / Sonhos de um Palhaço / Let it be / Sombras Num Quarto de Londres”, que é uma compilação de dois sucessos do cantor com versões para músicas consagradas de John Lennon e dos Beatles!
Faixas:
1. Intimidade2. Como Vai Você / Você Pediu e Eu Já Vou Daqui / Por Que Chora a Tarde3. Todo Sujo de batom4. E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só / Menina de Trança / Venha Ver o que Restou de Mim5. Olhai Por Nós6. Imagine / Sonhos de um Palhaço / Let it be / Sombras Num Quarto de Londres7. Meu Segredo8. Quando a Esperança Vai Embora / Meu Coração que te Amava Tanto (Avevo un Cuore)/ Tornero9. Teu Carinho (Che Roga)10. Sempre no Meu Coração / Pensando Bem / Eu Vou Ter Sempre Você11. Quero Ser Menino Pra Você12. Se Eu Pudesse Conversar com Deus / Oração de um Jovem Triste / Cara a Cara / Quem Dá Mais / O Homem de Nazareth13. Minha Amiga. Minha Namorada.14. Boneca Cobiçada

A foto é justamente de Mujica (direita) e seu parceiro de tabelinhas Colonezi, dizem que até hoje eles são amigos.


No começo da década de 70 (meu pai comprou nossa primeira TV para assistir a Copa do Mundo do México-Tv Tupi), lembro que mais tarde passava também na TV Tupi o campeonato paulista Dente de Leite. Os responsáveis por essas gratas lembranças foram jornalistas fantásticos como Roberto Petri, Eli Coimbra, Flávio Prado, entre outros, grandes incentivadores do esporte. Graças à eles vi Muricy jogar no São Paulo ainda garotinho. Ele era o craque do time, que tinha ainda (por ordem de importância para mim) Colonezi, Vitor Hugo, Ministrinho e Valtinho. Os três primeiros jogaram juntos em outras equipes de base do tricolor, até chegarem à idade limite. Só Muricy vingou daquele timaço. De vez em quando meu pai me levava no Estádio do Nacional (Nicolau Alaion) pra ver eles jogarem. O São Paulinho não perdia pra ninguém. Muricy era “Mujica”, um meia sempre cabeludo e incalacrado, que não dava sossego pra zaga adversária, atazanava os defensores com dribles secos e velozes. Sem deixar de exibir aquele sorriso matreiro e torto quando suas jogadas davam certo. Poucos jogadores de hoje poderiam ser comparados à ele, era um autentico ponta de lança tipo Leivinha, nesse momento me vem à memória entre os jogadores atuais o Diego Souza do Palmeiras para uma comparação aproximada, mas melhorado com a inteligência, sagacidade e tenacidade de Muricy, que já transparecia. Mas ninguém o imaginava um técnico e vencedor assim. Só lembro que ele teve uma contusão grave e quando voltou foi vendido para o México (país que naquela época levava nossos craques). Milton Cruz, que é atual auxiliar técnico de Muricy, fez mais ou menos o mesmo caminho, logo que despontou no São Paulo como grande artilheiro. Ambos fizeram muito sucesso na terra do sombrero.
Porque será que as TVs não transmitem mais esses campeonatos para podermos conhecermos os nossos prováveis futuros craques? Acho que é para não queima-los. As torcidas são muito fanáticas. Eu pelo menos sou.
Sãopaulino múmia! Faixa da cabeça aos pés!!!

matéria >colaboração anônima via WEB

Rock Hudson como Comissário Stewart McMillan


McMillan and Wife - Casal McMillan

McMillan and Wife era uma série policial centrada no comissário de polícia de São Francisco chamado Stewart McMillan, protagonizado por Rock Hudson e Susan Saint James como Sally, a esposa do comissário. A série não era do tipo clássico do policial violento, mas sim formavam uma estranha dupla, pois o comissário toda vez que era encarregado de um caso de investigação, acabava envolvendo sua esposa e até a cozinheira chamada Mildred na solução da investigação. No espetáculo o comissário procurava resolver todos os tipos de crimes como roubos, assassinatos e diversos outros delitos. A parte do humor ficava por conta de Mildred, que fazia o contraponto do casal. Durante a última temporada da série, entre 1976 a 1977, a série passou a se chamar somente McMillan, devido a saída de Susan Saint James da série.

A partir daí não tiveram outra saída, senão transformar o comissário Stewart, num viúvo e assim continuar a série, mas a coisa não deu certo e depois dessa temporada o espetáculo acabou sendo cancelada. A série foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, dentro um programa denominado NBC Mystery Movie, que fazia uma rotação dos três espetáculos: Casal McMillan, Columbo e McCloud, entre 1971 a 1977, num total de 40 episódios.
No Brasil foi exibido pela nossa saudosa TV Tupi, num programa denominado "Os Detetives" que apresentava as três séries em revezamento, como nos Estados Unidos.

* * * *

"Espetáculo deslumbrante"- visão de luzes "chovendo sobre São Paulo", diz o diário da noite do dia 10/7/1954. 30 milhões de triângulos prateados, iluminados por refletores antiaéreos. 500 mil paulistanos foram às ruas apreciar a festa, organizada por Enéas Machado de Assis, diretor da TV tupi de São Paulo.

Revista Intervalo anuncio de desenho da Tupi-1967



Propaganda com a chamada para o desenho dos Beatles na Tv Tupi .

Programas Variados da Tv Tupi

anúncio em jornais e revistas da Tv Tupi
foto tirada em 1955(tv Tupi) Mário Pamponet Junior















Lista de programas exibidos pela Rede Tupi de acordo com o seu gênero.












Telenovelas
Década de 1950
1950
Rancho Alegre
A Vida Por Um Fio (Teleteatro)
Teatro Walter Forster (Teleteatro)
Teatro Madalena Nicol (Teleteatro)
1951
Grande Teatro das Segundas Feiras (Também Conhecido como Grande Teatro Tupi) (Teleteatro)
Sua vida me pertence
1952
Um Beijo na Sombra
Noivado nas Trevas
Meu Trágico Destino
De Mãos Dadas
Sítio do Picapau Amarelo
TV de Vanguarda (Teleteatro)
Uma Semana de Vida
Rosas Para Meu Amor
Drama de Uma Consciência
Vestidos da Minha Vida
Direto ao Coração
Eternos Apaixonados
Empregnados Corações
Maria Caxuxa
O Julgamento de João Ninguém (episódio de TV de Vanguarda)
Tribunal do Coração
1953
Coração Delator
O Último Inverno
Segundos Fatais
Na Solidão da Noite
Minha Boneca
Ímpeto
Os Humildes
Aladim e a Lâmpada Maravilhosa.
Abismo
A Viúva
As Aventuras de Berloque Kolmes
48 horas com Bibinha
Os Anjos Não Tem Cor
A Dama de Negro
1954
Sangue na Terra
Pinocchio
Labakam,O Alfaiate
O Homem Sem Passado
O Grande Sonho
Aventuras de D. Quixote
Encruzilhada
O Falcão Negro
Alô Doçura
O Destino Desce de Elevador
As Aventuras de Red Ringo
Ciúme
Amor de Perdição
Teatrinho Kibon
1955
Seu Pepino
As Professoras
Kim
Jane Eyre
Os Irmãos Corsos
Os Dez Mandamentos
Bocage
Oliver Twist
A Mão de Deus
Caminhos Sem Fim
A Sogra que Deus me Deu
Engenho das Almas
Legionário Invencível
Posto Avançado
Miguel Strogof
Sitio do Picapau Amarelo (TV Tupi- Rio de Janeiro)
1956
Robin Hood
A Familia Boaventura
César e Cleópatra
Bidu e Bimbim
O Conde de Monte Cristo
Heidi
E o Vento Levou...
O Cavaleiro de Pardaillan
Seu Tintoreto
Scaramouche
O Palhaço
O Pimpinela Escarlate
Aimberê,o Pequeno Guerreiro
Uma Historia de Ballet
Douglas Red
Pollyanna
Caminhos Incertos
Grande Teatro Tupi (TV Tupi - Rio de Janeiro) (Teleteatro)
A Moreninha
O Tempo e o Vento
Coração Versos Coração
Caminhos da Vida
Teatrinho Troll ou Vesperal Troll (Teleteatro)
Histórias do Teatro Universal (Teleteatro)
História e Música (Produção de Cassiano Gabus Mendes)
Camera Um (Teleteatro)
Teatro Moinho de Ouro (Teleteatro)
1957
O Último Inverno
As Solteironas
Cristovão Colombo
A Canção de Bernadete
Arsène Lupin
O Volante Fantasma
Lever no Espaço
Os Três Mosqueteiros
Coração Inquieto
O Pequeno Lorde
A Vida com Eliane
O Pequeno Mundo de D.Camilo
O Corcunda de Notre Dame
Seu Genaro
TV de Comédia (Teleteatro)
Alô Doçura (TV Tupi - Rio de Janeiro)
Teatro de Novelas Coty: Alma Roubada,Depois da Tempestade,Ventos da Primavera,O Dragão de Ouro,A Canção de Bernadete,Semente de Amor (1959),A Rosa de Nossa Vida,A Triste Canção do Vento.
Teatro Lar Feliz (Teleteatro)
Teatro Mesbla (Teleteatro)
Os Homens Querem Paz
Teatro das Nove e Meia (Teleteatro)
Teatro Paulo Porto (Teleteatro)
1958
A Única Verdade
Sublime Obsessão
Simbad,o Marujo
A Princesinha
Pollyana Moça
Nicholas (O Jardineiro Espanhol)
A Muralha
O Jovem Dr. Ricardo
Aventuras de Marco Polo
Marcelino, Pão e Vinho
TV Teatro (Teleteatro)
Primavera
Os Dez Mandamentos
Suspeita
Máscara de Ferro
George Sand
Os Miseráveis
Setimo Céu
Rosto Marcado
Somos Dois
A Viuvinha
Noites Brancas
Ali Babá e os Quarenta Garçons
O Retrato de Dorian Gray
1959
Uma Carta Para Você
O Sertão Desaparecido
O Jardim Encantado
Fim de Semana No Campo
Doutor Jivago
O Cisne Encantado
Adeus Mr. Chips
Doce Lar Teperman
A Conquista Que Não Fiz
Mulherzinhas
Trágica Mentira
José do Egito
Anki Tô Eu
Angélika
Alma Branca
Urgente-Um Namorado Para Sheila
Um lugar ao Sol
A Ponte de Walterloo
A Moreninha
Adolescência
Semente de Amor
A Herança Maldita
A Mão e a Luva
O Doce Mundo de Guida
Minha Mulher é Um Anjo

Década de 1960
Serelepe
Sangue na Terra
O Príncipe e o Pobre
Nascida Para o Mal
Há Um Broto no Meu Futuro
Há Sempre o Amanhã
Gabriela, Cravo e Canela
Esta Noite é Nossa
O Diário de Suzie
Ana Karenina
Destino Amargo
O Feijão e o Sonho
A Irreparável
Uma Tragédia Americana
O Último dos Morungabos
1961
Pablo,O Índio
Olhai os Lírios no Campo
Adeus as Armas
Vigilante Rodoviário
A Baronesa
Audax
1962
A Única Verdade
Todas as Mulheres do Mundo
Senhora
Prelúdio,A Vida de Chopin
A Noite Eterna
A Intrusa
A Estranha Clementine
Cleópatra
Casinha Pequenina
1963
Terror Nas Trevas
A Sublime Aventura
Moulin Rouge,A Vida de Tolouse Lautrec
Klaus,O Loiro
As Chaves do Reino
O Jardineiro Espanhol
Ritinha Salário Minimo
A E I O Urca

. 1964
A Gata
Alma Cigana
Gutierritos, o Drama dos Humildes
O Direito de Nascer
O Segredo de Laura
O Sorriso de Helena
Quando o Amor é Mais Forte
Quem Casa com Maria?
Se o Mar Contasse
O Acusador

. 1965
A Cor de Sua Pele
A Outra
Ana Maria, Meu Amor
Fatalidade
O Cara Suja
O Mestiço
O Pecado de Cada Um
O Preço de uma Vida
Olhos que Amei
Teresa
Um Rosto Perdido

. 1966
A Inimiga
A Ré Misteriosa
Calúnia
Ciúmes
O Amor Tem Cara de Mulher
O Anjo e o Vagabundo
Os Irmãos Corsos
Somos Todos Irmãos
Terras do Sem Fim (Tv Tupi do Rio de Janeiro)

.1967
A Hora Marcada
A Intrusa
A Ponte de Waterloo (1967)
Águias de Fogo (série)
Angústia de Amar
Encontro com o Passado
Éramos Seis
Estrelas no Chão
Meu Filho, Minha Vida
O Jardineiro Espanhol
O Pequeno Lord
Os Rebeldes
Paixão Proibida
Presídio de Mulheres
Yoshico, um Poema de Amor

. 1968
Amor Sem Deus
Antônio Maria
Beto Rockfeller
O Coração não Envelhece
O Décimo Mandamento
O Homem que Sonhava Colorido
O Rouxinol da Galiléia
Os Amores de Bob
Sozinho no Mundo

.1969
Enquanto Houver Estrelas
João Juca Jr.
Nenhum Homem é Deus
Nino, o Italianinho
O Retrato de Laura
Super Plá
Um Gosto Amargo de Festa
O Doce Mundo de Guida

Década de 1970

1970
A Gordinha
As Bruxas
E Nós, Aonde Vamos?
O Meu Pé de Laranja Lima
Simplesmente Maria
Toninho on The Rocks

. 1971
A Fábrica
A Selvagem
Hospital
Nossa Filha Gabriela
O Preço de um Homem

. 1972
A Revolta dos Anjos
Bel-Ami
Camomila e Bem-Me-Quer
Jerônimo, o Herói do Sertão
Na Idade do Lobo
Signo da Esperança
Vitória Bonelli

.1973
A Volta de Beto Rockfeller
As Divinas... e Maravilhosas
Mulheres de Areia
O Conde Zebra
Rosa dos Ventos

.1974
A Barba Azul
Ídolo de Pano
O Machão
Os Inocentes

.1975
A Viagem
Meu Rico Português
O Sheik de Ipanema
O Velho, o Menino e o Burro
Ovelha Negra
Um Dia, o Amor
Vila do Arco

.1976
Canção para Isabel
O Julgamento
Os Apóstolos de Judas
Papai Coração
Tchan, a Grande Sacada
Xeque-Mate

. 1977
Éramos Seis
Cinderela 77
O Profeta
Um Sol Maior

. 1978
Aritana
João Brasileiro, o Bom Baiano
O Direito de Nascer
Roda de Fogo
Salário Mínimo

.1979
Como Salvar Meu Casamento
Dinheiro Vivo
Gaivotas
O Espantalho (reprise)

. 1980
Drácula, uma História de Amor




1964 - Yara Sarmento - Rio de Janeiro (RJ).

TV Tupi.Teleteatro: "Teatro de Comédia".

Direção: Odair Marzano.

Foto: Ida Gomes, Carlos Koppa,

Francisco Milani, Castro Gonzaga

e Yara Sarmento.

Rio - "Programa Flávio Calvacanti. 1 fita. Gravado em 07-02-80. Não pode ir ao ar". "Brasil x Alemanha. 2 tempo". "Gonzaguinha especial". As etiquetas com identificações incompletas, que pouco informam e muito instigam, estão em algumas das 536 fitas com programas da TV Tupi encontradas por acaso, entre cadeiras e mesas velhas, no nono andar do prédio dos Diários Associados (proprietários da TV), na Rua do Livramento, no Rio. Parte deste patrimônio está prestes a ser recuperada. A Rede Globo e o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, instituição para a qual o material foi doado, firmaram acordo para recuperar seu conteúdo. São reportagens, talk-shows, musicais e programas esportivos exibidos nos anos 60 e 70 e em 1980, ano da cassação da concessão daTupi.
- É um verdadeiro tesouro, já que quase tudo o que a televisão brasileira mostrou nos anos 50, 60 e 70 desapareceu - deslumbra-se o historiador Clóvis Molinari, coordenador de Documentos Audiviosuais e Cartográficos do Arquivo Nacional. - Como o material está em mau estado, se conseguirmos recuperar 10% ou 15% dele, já vai ser um milagre.
" Achei uns rolinhos de filme no chão, fiquei curioso, porque tinha sido técnico de cinema "
Junto, com as fitas, quase todas em formato quadruplex (de duas polegadas), havia cerca de 1.500 rolos de filmes 16mm - usados, nos primórdios da TV, para as reportagens de rua, já que as câmeras das emissoras eram grandes e pesadas demais. O responsável pelo achado, há dois anos, foi o gerente técnico da Rádio Tupi, José Cláudio Barbedo, que depois ajudou a viabilizar a doação formal do material ao Arquivo Nacional, feita pelos Diários Associados.
- Achei uns rolinhos de filme no chão, fiquei curioso, porque tinha sido técnico de cinema, e vi que era um comercial. Abri outro e era uma reportagem, provavelmente sem som, já que no início da TV não havia videotape: o repórter captava as imagens e depois o locutor do telejornal fazia a narração. Acabei chegando a uma sala com pilhas de fitas da Tupi, a maioria quadruplex, que tinham sido recolhidas no Cassino da Urca (antiga sede da emissora). De cara, vi programas de Flávio Cavalcanti, Aérton Perlingeiro. Vi que aquilo tinha valor histórico e liguei para o Clóvis - conta Barbedo.

No Brasil, só existem hoje duas máquinas capazes de ler fitas quadruplex. Uma delas, pertencente à TV Cultura, está sendo usada num amplo projeto da Cinemateca Brasileira. Restava ao Arquivo Nacional recorrer à TV Globo, dona da outra máquina. Felizmente, o negócio foi fechado. Pelo acordo que será assinado nos próximos dias, a emissora se encarregará de higienizar e digitalizar as fitas - um trabalho que vai custar cerca de R$ 500 mil. Como contrapartida, poderá exibir seu conteúdo por um ano. Depois, ele voltará para o Arquivo Nacional e ficará disponível para consulta pública.
- Dependendo do que tem nas fitas, elas poderão ser aproveitadas em programas como o "Arquivo N" (da Globo News) - diz Maria Alice Fontes, gerente do Centro de Documentação da TV Globo. - É um acervo riquíssimo; a TV Tupi era importantíssima.

Para tentar recuperar os filmes, muitos deles da década de 50, o Arquivo Nacional vai precisar fazer acordo semelhante com um laboratório especializado neste tipo de trabalho. A fim de sensibilizar o público e possíveis patrocinadores, a instituição mostrou trechos de alguns deles, recuperados especialmente para a ocasião, durante uma edição do seu festival de cinema, o Recine. O que se viu dava a dimensão da importância do material: há o presidente Juscelino Kubitschek sendo aplaudido na saída do casamento de uma parente, Ana Kubitschek; os primeiros nordestinos chegando ao Campo de São Cristóvão; Leonel Brizola discursando na Câmara dos Deputados; e as prostitutas da Vila Mimosa fechando janelas ao se verem flagradas pelas câmeras da Tupi.
- Os filmes estão piores que as fitas, por causa da síndrome do vinagre, que é a decomposição da película pela evaporação dos elementos químicos - explica Molinari.
" Vai ser um serviço inestimável à memória do país "
As causas para a quase inexistência de material do começo da TV no Brasil são várias: algumas delas são a natureza do veículo, que no início era ao vivo, os incêndios que vitimaram diferentes emissoras e a falta de noção do valor do conteúdo produzido - o que, após a popularização do videotape, nos anos 60, levava ao reaproveitamento das fitas. O "garimpeiro" que encontrou o material da Tupi comemorou a possibilidade de sua recuperação:
- Vai ser um serviço inestimável à memória do país - festeja


"Danubio Monte"e Suzana Vieira". Cena de novela ao vivo na tv Tupi.
As histórias desse tempo são muito engraçadas.

O improvisar era a chave do negócio.