sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Jornalismo é produto de alto retorno comercial para TVs

O RedeTV News é o maior faturamento da RedeTV
Folha de S. Paulo
Além de obrigadas por lei a destinarem pelo menos 5% de sua programação para transmissão de notícias, as emissoras têm um bom motivo para investir em jornalismo: o retorno da publicidade.Na RedeTV!, por exemplo, o principal jornal diário “RedeTV! News” (exibido das 21h às 22h) é o responsável pelo maior faturamento da emissora, com 30% a mais de retorno do que o segundo programa.Com a média de quatro pontos no Ibope, Toninho Rosa, superintendente comercial da RedeTV!, destaca que metade da audiência do jornal é das classes A e B, o que atrai anunciantes diferenciados.“Fazer jornalismo é um bom negócio”, resume. Para o superintendente, “notícia ruim em exagero, apesar da audiência, acaba afastando os anunciantes”. A partir disso, a emissora decidiu veicular aos sábados o jornal “Good News”, em que são proibidas notícias ruins. Embora tenha três pontos de audiência, suas três cotas de patrocínio estão garantidas. Para a Globo, a área jornalística “é valorizada em virtude da qualidade de informação isenta e imparcial apresentada em nossos telejornais”. O canal não faz comparações entre jornalismo e entretenimento.No SBT, segundo o diretor nacional comercial Henrique Casciato, houve crescimento de 25% dos anúncios nos programas jornalísticos em relação a 2008. Casciato também conta que, para os anunciantes, os três nomes de maior credibilidade nos telejornais do país são Fátima Bernardes, William Bonner e Carlos Nascimento.

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