sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tv Memória-Hoje novela da band


Rosa baiana foi uma telenovela escrita por Lauro César Muniz, produzida e exibida pela Rede Bandeirantes no ano de 1981, com direção de David José, Antonino Seabra, Waldemar de Moraes e Sérgio Galvão, com supervisão de Walter Avancini.
Trama:Na Bahia, nos campos petrolíferos, vive Rosa com os problemas de seus setes filhos- Agenor, Ivan, Orestes, Walter, Edinho, Bráulio e Cláudia - e a esperança de que Edmundo Lua Nova, seu companheiro e pai de seus filhos, retorne mais uma vez pra casa. A atriz protagonista, Nancy Wanderley, é a primeira esposa do humorista Chico Anysio.
Curiosidades
Inteiramente rodada na
Bahia, a telenovela teve 90 capítulos.
Lauro César Muniz retomava seu trabalho em novela depois da exaustão de Os Gigantes.
Totalmente realizada na Bahia, sem o auxílio de estúdio, Rosa Baiana só pecava ao enfatizar excessivamente as crises conjugais de dois filhos de Rosa, tornando-se a espinha dorsal da trama.
David José desentendeu-se com a emissora e foi substituído por uma trinca de diretores: Antonino Seabra, Waldemar de Moraes e Sérgio Galvão.
Mesmo com diversos problemas entre direção, produção e texto, valeu a experiência.
A novela, que tinha os campos petrolíferos da Bahia como pano de fundo, teve o patrocínio da
Petrobrás.
O ator
Rafael de Carvalho faleceu em 03/05/1981, enquanto a novela estava sendo rodada. Lauro César Muniz descartou a hipótese de matar o personagem ou substituir o ator. Assim sendo, ele fez com que o personagem Edmundo Lua Nova abandonasse sua família, deixando a trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário