domingo, 5 de julho de 2009

A foto é justamente de Mujica (direita) e seu parceiro de tabelinhas Colonezi, dizem que até hoje eles são amigos.


No começo da década de 70 (meu pai comprou nossa primeira TV para assistir a Copa do Mundo do México-Tv Tupi), lembro que mais tarde passava também na TV Tupi o campeonato paulista Dente de Leite. Os responsáveis por essas gratas lembranças foram jornalistas fantásticos como Roberto Petri, Eli Coimbra, Flávio Prado, entre outros, grandes incentivadores do esporte. Graças à eles vi Muricy jogar no São Paulo ainda garotinho. Ele era o craque do time, que tinha ainda (por ordem de importância para mim) Colonezi, Vitor Hugo, Ministrinho e Valtinho. Os três primeiros jogaram juntos em outras equipes de base do tricolor, até chegarem à idade limite. Só Muricy vingou daquele timaço. De vez em quando meu pai me levava no Estádio do Nacional (Nicolau Alaion) pra ver eles jogarem. O São Paulinho não perdia pra ninguém. Muricy era “Mujica”, um meia sempre cabeludo e incalacrado, que não dava sossego pra zaga adversária, atazanava os defensores com dribles secos e velozes. Sem deixar de exibir aquele sorriso matreiro e torto quando suas jogadas davam certo. Poucos jogadores de hoje poderiam ser comparados à ele, era um autentico ponta de lança tipo Leivinha, nesse momento me vem à memória entre os jogadores atuais o Diego Souza do Palmeiras para uma comparação aproximada, mas melhorado com a inteligência, sagacidade e tenacidade de Muricy, que já transparecia. Mas ninguém o imaginava um técnico e vencedor assim. Só lembro que ele teve uma contusão grave e quando voltou foi vendido para o México (país que naquela época levava nossos craques). Milton Cruz, que é atual auxiliar técnico de Muricy, fez mais ou menos o mesmo caminho, logo que despontou no São Paulo como grande artilheiro. Ambos fizeram muito sucesso na terra do sombrero.
Porque será que as TVs não transmitem mais esses campeonatos para podermos conhecermos os nossos prováveis futuros craques? Acho que é para não queima-los. As torcidas são muito fanáticas. Eu pelo menos sou.
Sãopaulino múmia! Faixa da cabeça aos pés!!!

matéria >colaboração anônima via WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário